Desenvolvimento sustentável é tema do Dia Internacional do Cooperativismo

Cooperativas são sustentáveis por sua natureza coletiva a serviço do crescimento dos associados e das comunidades

 

O 92º Dia Internacional do Cooperativismo será comemorado no primeiro sábado do mês de julho, dia 5. A Aliança Cooperativa Internacional (ACI) escolheu o tema “Cooperativas conquistam o desenvolvimento sustentável para todos” para celebrar a data, promover a reflexão e demonstrar como as cooperativas são o modelo adequado para desenvolver e construir a sustentabilidade no século XXI.

De acordo com dados da ACI, mais de 1 bilhão de pessoas no mundo estão ligadas ao cooperativismo, direta ou indiretamente, e 100 milhões de empregos são gerados pelas cooperativas e seus processos. As cooperativas estão se consolidado como agentes para o desenvolvimento das comunidades e para um universo cada vez maior de indivíduos.

Fundamentado em princípios como adesão voluntária e livre, gestão democrática, intercooperação e autonomia para a prosperidade conjunta, o cooperativismo é adotado em diversas atividades econômicas – ligadas principalmente à relações de consumo, produção ou de prestação de serviços –, nos segmentos crédito, saúde, educação, habitacional, entre outros. Segundo dados de 2013 da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), são 6.603 cooperativas, com mais de 11 milhões de associados e 321 mil empregos diretos. Em todo o País, cerca de 44 milhões de pessoas estão ligadas ao movimento cooperativista.

 




© MAGICREDI | Website by A.Companhia