FGCoop completa um ano de atividades

Brasília (13/4) – Uma das grandes conquistas do movimento cooperativista – o Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop) – completou na sexta-feira, um ano de atividades, conferindo mais proteção aos depósitos e aplicações realizados nas instituições do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo.

O FGCoop é uma associação civil sem fins lucrativos, com personalidade jurídica de direito privado, de abrangência nacional, tendo como associadas todas as cooperativas singulares de crédito e os dois bancos cooperativos a saber: Bancoob e Banco Sicredi.

Para o presidente do Conselho de Administração do FGCoop, Manfred Dasenbrock, este primeiro ano do Fundo representa a força da cooperação. “Desde o início, os sistemas cooperativistas e a OCB somaram esforços à administração do Fundo para sua implantação. Todos unidos no objetivo comum de início de atividades e consolidação do FGCoop no prazo mais breve possível. Chegamos ao primeiro ano com todas as cooperativas singulares de crédito recolhendo regularmente suas contribuições, o que retrata o entendimento que o segmento tem da importância do Fundo para o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo, como um relevante instrumento da rede de proteção do sistema, de credibilidade e de segurança para os associados”, comenta Manfred.

O diretor executivo do FGCoop, Lúcio César de Faria, afirma que o fundo garantidor é um dos instrumentos da rede de proteção do sistema financeiro, funcionando como um fundo nacional que reforça a confiabilidade na solidez do segmento cooperativista.

OBJETIVOS – O FGCoop tem por objeto prestar garantia de créditos contra as instituições associadas nas situações de decretação da intervenção ou da liquidação extrajudicial. O total de créditos de cada pessoa contra a mesma instituição será garantido até o valor de R$ 250.000,00 por CPF ou CNPJ. No futuro, quando seu patrimônio for equivalente a 1,5% do volume de contas garantidas, o FGCoop poderá contratar operações de assistência e de suporte financeiro, incluindo operações de liquidez com as instituições associadas, diretamente ou por intermédio de central ou confederação.

LOCALIZAÇÃO – A estrutura funcional e administrativa do FGCoop está localizada na Quadra 6, Bloco K, do Setor de Autarquias Sul, em Brasília. Mais informações no site www.fgcoop.coop.br.

Fonte: Sistema OCB – BrasilCooperativo.coop.br

 




© MAGICREDI | Website by A.Companhia